Homem colocando telhas em uma residência

Motivos para investir em telhas térmicas na sua casa ou obra

A construção do telhado é uma das etapas fundamentais quando falamos em uma obra. Seja casa ou comércio, o tipo de telha diz muito sobre a qualidade do projeto em si, e vai muito além da questão estrutural. 

O uso de telhas térmicas tem ganhado cada vez mais espaço e conquistando popularidade no mercado, especialmente por que seu design diferenciado é capaz de proporcionar maior conforto térmico para o ambiente. 

Elas são o tipo de cobertura utilizada em construções de modo geral com o objetivo de minimizar a transferência de calor entre os ambientes, além de proporcionar isolamento térmico, ajudando a manter a temperatura estável e confortável. 

Geralmente, as telhas térmicas são construídas com materiais de baixa condutividade térmica como poliestireno expandido, entre outros. Vale reforçar que esse tipo de telha também garante a resistência a intempéries e proteção contra a radiação solar. 

Quer saber os principais motivos para investir em telhas térmicas para a sua casa? A Mundial Telhas te explica isso e muito mais! Continue a leitura.

O que são telhas térmicas?
 

Em linhas gerais, telhas térmicas, que também podem ser chamadas de telhas sanduíche, são projetadas para oferecer isolamento térmico eficiente em suas construções. Além da redução da transferência de calor, essas telhas garantem uma estrutura de dupla camada.

Sendo assim, é explicado o nome "telhas de sanduiche". Enquanto a camada externa é feita de materiais com durabilidade garantida, como cerâmica e concreto, a camada interna conta com material isolante. 

Essa combinação permite a redução significativa do consumo de energia, proporcionando um ambiente mais confortável e econômico, bem como a estabilidade de temperatura no interior do projeto. 

Também é estimado que as telhas térmicas contribuam para o isolamento acústico, diminuindo, portanto, a passagem de ruídos externos. 

Vale reforçar que, além de fáceis de instalar, esse tipo de telha pode ser fornecida em qualquer comprimento, sob medida dentro do limite de 2 a 7 metros. A largura é padronizada, mas o comprimento pode ser feito para o que melhor cabe no seu telhado. 

Porém, é importante ressaltar que a eficácia das telhas térmicas está diretamente associada a fatores como qualidade de isolamento e as condições climáticas do local.

Vantagens das telhas térmicas
 

Além do conhecido isolamento térmico, existem outras vantagens proporcionadas pelo uso de telhas térmicas na construção do telhado da sua casa. Citamos alguns ao longo deste artigo, mas é preciso destacar a redução de ruído e a fácil instalação. Além destes, separamos as principais vantagens a seguir:

  • Redução de ruído;

  • Baixo peso estrutural;

  • Garante uma estrutura de telhado mais barata;

  • Podem ser usadas em telhados de pouca inclinação;

  • Medidas compatíveis com o projeto;

  • Poupam o desperdício de material;

  • Estética agradável, versátil e harmoniosa;

  • Instalação fácil 

  • Pouca manutenção;

  • Não exigem uso de forro;

  • Não propagam chamas;

  • Não mofam;

  • Não geram infestação.

Tipos de telhas térmicas
 

Telhas térmicas de EPS

São telhas com uma camada de isolamento feita de poliestireno expandido, conhecido por ser um material leve e com boa capacidade de isolamento térmico, além de serem fáceis de instalar. 

Telhas térmicas de PU

São telhas com camada de poliuretano, aplicado como uma espuma que adere à superfície da telha. Assim, esse tipo de telha proporciona mais vedação e isolamento.

Telhas térmicas de lã de rocha

Feita com base em fibras minerais como a rocha basáltica, esse tipo de telha é resistente ao fogo e conta com propriedades acústicas. 

Telhas térmicas de PIR

Esse tipo de telha é feita com poliisocianurato, conhecido por ser um material durável e de ótimo desempenho térmico. 

Está procurando telhas termoacústicas?

5 motivos para investir em telhas térmicas para sua casa
 

  1. Leveza até no bolso
     

Como a telha térmica é feita de um material leve e flexível, o telhado não demanda uma estrutura tão robusta, o que impacta diretamente no projeto, economizando no dimensionamento, acelerando o tempo de execução e, claro, reduzindo os custos.

  1. Eficiência energética
     

Telhas térmicas oferecem isolamento térmico, reduzindo a transferência de calor entre os ambientes da sua casa. Como consequência disso, é estimada a menor necessidade do uso de sistemas de aquecimento e refrigeração, o que resulta em uma redução mais do que significativa no consumo de energia.

  1. Conforto térmico
     

Aliado à eficiência energética, as telhas térmicas ajudam a manter a temperatura interna estável em todas as estações do ano. Sendo assim, no verão a entrada do calor é minimizada e, no inverno, o calor é retido dentro do espaço, ambientando um melhor aconchego independente das condições climáticas do lado de fora. 

  1. Durabilidade
     

Citamos acima que as telhas térmicas são feitas de um material leve e flexível, além disso, as também contam com materiais projetados para suportar condições climáticas diversas, sendo resistentes a impactos, granizos entre outros. 

Vale dizer que esse tipo de telha é resistente ao desbotamento, de forma que, também, reduz os custos de manutenção do telhado. 

  1. Sustentabilidade
     

As telhas térmicas diminuem a necessidade de aquecimento e resfriamento artificial, impactando a pegada de carbono e ajudando na preservação de recursos naturais! Sem contar que, de modo geral, o material utilizado nas telhas térmicas pode ser reciclado ao final da vida útil. 

 

As melhores telhas térmicas estão na Mundial Telhas em Brasília
 

Agora que você viu o potencial das telhas térmicas, aliado ao excelente custo-benefício desde a projeção até a instalação na sua casa, não tem porque não investir neste tipo de telhado, certo?

Mas antes de mais nada, é preciso contar com fornecedores de qualidade e uma mão de obra eficiente que deixará sua casa muito mais funcional e sustentável. 

A Mundial Telhas se destaca neste cenário com o desenvolvimento de produtos resistentes e que garantam conforto acústico e térmico, com redução significativa no consumo de energia. 

Podemos dizer que somos pioneiros no fornecimento do material contando com o principal diferencial de mercado, uma vez que, também, somos responsáveis pela fabricação e logística do produto, garantindo um menor tempo de entrega. 

Quer o melhor das telhas térmicas? Fale com a Mundial Telhas!

Desde 2017 levando conforto e economia para a sua casa. 

Adquira telhas com preços imbatíveis!